DE QUE FORMA OS MULTILETRAMENTOS SE ENCAIXAM COM A MINHA PESQUISA?

          Para iniciar essa discussão é necessário nos apegarmos ao conceito de letramento ministrado na disciplina de “Letramentos e Práticas Multimodais”, pois a partir desse conceito será apresentada a relação entre a disciplina em estudo e a Linguística Textual linha escolhida para a realização de minha pesquisa. De acordo com Kleiman (1995) o letramento é definido como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico em contextos específicos para objetivos específicos, assim como a Linguística Textual que inicialmente se preocupou com a materialidade do texto e atualmente possuí pesquisas em atuação que também utilizam de práticas sociais em cotexto e contextos específicos.
            Logo que se (re) conhece a relação “Letramento e Linguística de Texto” é necessário identificarmos o tipo de letramento despertado por meio desta pesquisa, assim  encontramos o letramento crítico que é caracterizado por uma série de princípios educacionais para o desenvolvimento de práticas discursivas de construção de sentidos. Práticas de letramento crítico incluem uma consciência de como, porque, e segundo os interesses de quem, textos em particular podem funcionar. Ensinar letramento crítico encoraja o desenvolvimento de posições e práticas de leitura alternativas para questionar e criticar textos e suas formações sociais e assunções sociais afiliadas. Também pressupõe desenvolver estratégias para se falar sobre, reescrever e contestar textos da vida cotidiana.
           O presente trabalho busca analisar como ocorre a autorreferenciação no contexto .da entrevista de Jair Bolsonaro, entrevista essa dada a revista veja em 2014 e publicada em seu canal do youtube, na época mediada pela jornalista e atual deputada federal Joice     Hasselmann. Assim, organiza-se esta pesquisa a partir da busca pela compreensão do funcionamento das redes referenciais. A relevância da pesquisa a ser desenvolvida verifica-se na medida em que pode trazer contribuições tanto para os alunos da disciplina de Linguística Textual quanto para pesquisadores voltados para a área da referenciação com ênfase no estudo das redes referenciais, visto que a proposta de análise da auto- referenciação na entrevista política é relevante para a compreensão desses fenômenos, proporcionando aos alunos e pesquisadores um olhar mais crítico e significativo para estes estudos. Dessa forma, os letramentos se encaixam nesta pesquisa, pois trata-se de um trabalho em que as questões e práticas sociais geram impacto causado pela figura do entrevistado.

DOCENTE: WELLINGTON BORGES


     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu