ANÁLISE DA PROPOSTA DA ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO “ESCRITA DE NOTÍCIA”.
A referida proposta de análise surgiu a
partir da sugestão de atividade feita pelo professor
da disciplina de Letramentos e Prática Multimodais. Para isso nos apoaiamos em Belmiro (2012) que nos esclarece que para entendermos o funcionamento do letramento visual é necessário (re) conhecermos que cada cultura
produz suas linguagens, sejam verbais, sonoras,
visuais, gestuais, entre outras, e com elas ergue seu mundo de referências. A noção de letramento visual tem a ver com o entendimento de que as imagens devem ser tratadas como um
bem cultural, ao contrário dos que pensam que
as imagens diminuem a capacidade imaginativa e impedem múltiplas formas de representação.
Elas podem, se bem aproveitadas,
concorrer para a formação das crianças e jovens como cidadãos
que entendem os processos comunicativos, compreendem esteticamente
o mundo e que o dominam criticamente. Ao explorar essas linguagens, o professor
tem em mãos a oportunidade, não só de reconhecer os diversos modos de que a
criança se utiliza para representar o mundo, mas de ajudá-la a se reconhecer no
mundo e apreciá-lo com discernimento. Com o intuito
de melhor compreendermos o funcionamento do
letramento visual no livro do 6° ano analisaremos as características apresentadas na proposta de atividade a baixo. A atividade a ser
analisada é destinada a alunos na faixa
etária de 10 a 12 anos. A referida atividade tem o intuito de ensinar os alunos
como produzir uma notícia.
Na composição a cima podemos claramente
perceber os sentidos expressos pelo texto
verbal e na imagem (não verbal) representada pela figura de um bichinho, a presença de elementos e cores também
remetem os sentidos, a proposta é a criação de
uma notícia do conhecimento do aluno para o mural da escola, suporte de
gênero esse utilizado pelos alunos desde as séries iniciais. Assim, podemos denominar
essa composição como “multimodal”, pois o texto constrói os seus significados pela interação entre
três modos semióticos o visual, escrito e oral, nesta análise não podemos fazer uma consideração generalizada, mas
é possível observar certo despreparo didático
metodológico dos construtores dos materiais.
É provável que seja em razão do despreparo em lidar com as questões discursivas tratadas na sociedade atual e as que são apresentadas em salas de aula. A análise da atividade proposta no livro didático selecionado se mostra extremamente relevante, pois, através desta, poderemos discutir sobre quais recursos visuais são utilizados para o ensino do gênero notícia e como eles são explorados, tendo como base as teorias sobre o letramento visual. Percebemos que o letramento visual deve fazer parte do programa de ensino uma vez que nós não aprendemos a negociar o significado de uma imagem simplesmente pela exposição a ela
Atividade 2- professor Wellington
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