Análise
da propaganda: Fast food and Children [Powerfull] Advertisemente conforme a
visão de Tellis (2004).
Esta postagem discorre sobre os pressupostos de Tellis (2004), posteriormente analisamos a propaganda “Fast Food and Children[ Powerfull], utilizamos como aporte teórico os pressupostos do autor em seu livro “Efect Adversiting”. A discussão do livro surge com a compreensão da propaganda sob diferentes perspectivas, nesse caso nos deparamos com os princípios metodológicos e analíticos a cerca da efetividade de uma propaganda comercial.
Teoria:
A persuasão na concepção de
Tellis (2004) é necessária na mudança de pensamento ou de atitude do
telespectador, isso pode ocorrer através de argumentos, emoção, repetição, persuasão
e endossamentos. Para o autor existem duas rotas a serem consideradas, sendo
elas: a rota central que seria o argumento e a periférica que seriam as emoções
e os endossamentos. A primeira ocorre quando o consumidor tem a probabilidade
de pensar sobre o anuncio de forma mais intensa, já a segunda é quando o
consumidor não tem muita capacidade de avaliar a mensagem. Dessa forma,
compreendemos que a via central costumar
ser permanente e resistente, mas a periférica seria o oposto, sem descartar que
a repetição poderia servir de suporte para que a periférica fosse duradoura.
Diante
disso, argumento é uma estratégia persuasiva para convencer o espectador nas
publicidades, apelando para a razão e para as evidências objetivas. Além de se
exigir do produtor do anúncio, que se vale de tais estratégias, demanda
também habilidades do espectador o fazendo dar mais ênfase à
mensagem do anúncio.
Tellis
(2004) afirma que o desenvolvimento da publicidade ocorreu por que "a
publicidade cresceu para melhorar as condições dos consumidores, pois nas
últimas décadas, a qualidade de vida dos consumidores evoluiu bastante, devido
ao aparecimento no mercado de serviços e produtos de qualidade oriundos da
América” (TELLIS,2004, p .4).
Para entendermos a emoção, precisamos compreender que ela sugere seu uso como um meio eficaz e poderoso da persuasão, convencendo os telespectadores a respeito de uma determinada mensagem, contextualizada com o enfoque na emoção. Existem 3 modos onde o autor justifica o uso da emoção são eles: O modo implicito, explícito e o modo de associação(desperta uma associação entre a emoção e o que foi anunciado.
Ao falar dos fatores que influenciam a repetição Tellis (2004) discorre que Talvez nenhuma das duas vistas esteja completamente correcta. Nenhuma das duas visões constitui uma lei ou uma generalização universal dos efeitos da publicidade. Qualquer um dos pontos de vista pode estar certo sob certas condições. Na verdade, ambas as escolas de pensamento podem até estar descrevendo o mesmo fenômeno. A razão pela qual elas parecem se opor é que cada visão se refere a um contexto diferente de publicidade e resposta. O contexto da publicidade é o que determina se uma, duas, ou muitas exposições são necessárias para uma venda ótima. Este contexto da publicidade pode ser definido em termos de familiaridade com a marca, novidade da mensagem e complexidade da mensagem. Estes três factores constituem os elementos-chave de uma teoria de repetição e frequência efectiva.
Findamos com o e endossamento
que o próprio termo já traz uma ideia explicita que seria dar credibilidade ao
produto anunciado. Podendo ser assim dividida entre: teoria da
credibilidade da fonte pericia, confiabilidade e internalização, teoria da
atratividade da fonte (familiaridade, simpatia e similaridade) e teoria da
transferência de significado.
Análise:
A propaganda em análise, inicia-se com uma mulher chegando em casa e uma criança que esta rabiscando um papel, distraído, a mulher que supostamente é sua mãe, faz uso de uma colher que contém uma substância desconhecida por nós telespectadores. Ela esquenta com o uso de um isqueiro, enquanto isso a câmera enquadra o rosto da criança causando um suspense, com o braço amarrado a criança aguarda a mãe injetar a substância o que supõe que fosse algum tipo de “ droga “ algo considerado prejudicial para aquela criança, de repetente nos deparamos com os dois comendo sanduiche que no caso seria “fast food”.
Argumento- 1 Logos:
Comparativo: injetar algo pejudicial a saúde;
Refutacional: temos o contra argumento, você não injetaria isso na criança;
Inoluco Enquadramento Suporte: Não verificados;
Argumento- 2 Pathos:
Modos Implícitos e Explícitos e Associação: mãe sugerindo a ingestão da substância tóxica, alimento;
Despertar a Emoção: progaganda dramática, seringa e substância;
Efeitos: sensação de tragédia, alivio no telespectador quando entendemos que os elementos são apenas alusivos.
Argumento-3 Ethos:
Escolha de Endossantes: não ouve presença de celebridades;
Condições de Público: comentários negativos
Capturas de Significados: incentivar o público para evitar o consumo de alimentos tóxicos inibidores de doenças ex: obesidade infantil.
REFERÊNCIAS
TELLIS, Gerard. Effective adversiting: Understanding when, how, and whi adversiting works. Califórnia:Sage Publications,2004.
Comentários
Postar um comentário