PROPAGANDA DE NATAL O BOTICÁRIO-2021, SEGUNDO AS CONSIDERAÇÕES DE LIM-FEI (2017).

 

Esta postagem objetiva analisar a propaganda de Natal da empresa O Boticário, campanha essa estreada no mês de novembro-dezembro de 2021, utilizaremos como aporte teórico os estudos de Lim-Fei (2017). O grupo  Boticário é uma organização brasileira de perfumes e cosméticos, ela é a maior franquia de perfumarias em território nacional, uma sociedade anônima, isto é, uma empresa de capital fechado que está no mercado há mais de 40 anos. A estratégia do O Boticário consiste no desenvolvimento de produtos de qualidade, ações de marketing bem direcionadas e uma filosofia empresarial voltada para a valorização da natureza e do ser humano.


PESQUISA TRANSLACIONAL MULTIMODAL: ENSINANDO TEXTOS VISUAIS

 

VICTOR LIM-FEI (2017)


TEORIA:


 De acordo com Lim- Fei (2017) a informação, particularmente na era digital, não é representada apenas com a linguagem. Em vez disso, a linguagem é frequentemente aninhada entre outros recursos semióticos em um texto multimodal. O texto multimodal é aquele que se compõe de duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala ou gestos. Por essa razão que nesta postagem busca-se analisar a propaganda de Natal da empresa O Boticário segundo os estudos norteadores do autor supracitado.

Em nossa leitura observamos que o autor utiliza de uma abordagem sistêmica que nada mais é que tratar da priorização da estrutura, das inter-relações e da dinâmica dos sistemas, em vez do detalhamento dos seus elementos, para entender como se conformam certos padrões e comportamentos agregados, como os observados em populações humanas. Assim, podemos encontrar traços da perspectiva de Lim- Fei et (2017) na  análise e compreensão do comercial de Natal do grupo O Boticário, pois o autor elucida  a necessidade de compreendermos e questionarmos os sentidos em textos multimodais, pois esse tipo de  alfabetização multimodal visa desenvolver os estudantes em leitores exigentes e produtores experientes de textos multimodais, chamando a atenção para as diversas estratégias utilizadas na produção desses textos, e as formas pelas quais escolhas específicas trabalham em conjunto para atingir os objetivos comunicativos desejados Lim-Fei (p. 8).

É necessário destacarmos que a teoria sistêmico-funcional se origina com Halliday que nesse tempo estava realizando a descrição sistêmica do inglês. Ele estabeleceu as três metafunções da teoria sistêmico-funcional: ideacional, interpessoal e textual (Halliday, 1985). As metafunções abrangem todas as áreas da linguagem e refletem os propósitos fundamentais pelos quais a linguagem evoluiu.

De acordo com Halliday, todas as línguas desempenham três funções básicas. Silva (2018, p. 320). Assim, definiu-se as três funções conforme conceituou o autor "a função básica da língua que realiza os significados da experiência e das relações lógicas que concatenam o raciocínio e o pensamento é a metafunção ideacional, constituída dos componentes experiencial e lógico." A metafunção interpessoal exprime os significados das interações e a metafunção textual organiza o discurso como mensagem coesa e coerente (SILVA, 2018). Na perspectiva de nosso aporte maior Lim-Fei (2017) na  propaganda de Natal do o Boticário “a metafunção textual é representada como Forma, a metafunção interpessoal como Audiência e a metafunção ideacional como Mensagem” (LIM-FEI, 2017, p. 14).

ANÁLISE:  

Para iniciarmos esta análise é necessário (re) conhecermos o foco da comunicação-mensagemAtravés dela é possível identificar e discutir o tipo de persuasão (EthosLogos ou Pathos) utilizado no texto visual.

    Para suscitarmos você caro leitor, exemplificaremos brevemente do que se trata esses tipos de persuasão: Ethos é um dos modos de persuasão ou componentes de um argumento, caracterizados por Aristóteles. O  Ethos é a componente moral, o caráter ou autoridade do orador para influenciar o público. As outras componentes são o Logos (uso do raciocínio, da razão) e o Pathos (uso da emoção).


                         


PROPÓSITO: 

     De acordo com  de Lim-Fei (2017) o propósito pode ser: educacional, entretenimento ou econômico. Observando a imagem abaixo retratada no  vídeo da propaganda podemos destacar que o maior propósito da empresa " O Boticário"  era  econômico, visto que o maior objetivo era de vender os seus produtos, a pandemia comprometeu o olfato de milhares de pessoas e também atingiu a economia fazendo com que cosméticos não fossem tidos como essenciais, comida e remédio ficaram no topo da lista de prioridades, a população só buscou a sobrevivência. É importante destacar que  para muitos outros leitores-espectadores o propósito da mensagem pode ter sido numa perspectiva educacional, já que, a pandemia da  covid-19 separou  todos , as pessoas  ficaram com medo de abraçar seus parentes e morrerem pelo vírus, ainda existem pessoas com medo de obterem contato físico. 

APELATIVO:  

     Conforme suscitado anteriormente  quando falamos do tipo de persuasão  no apelativo é possível observar os três tipos de recursos de persuasão: Logos (razão), Ethos (poder- autoridade) e Pathos (emoção). Nesse caso, o apelativo está centrado na emoção (pathos), pois é o que chama a atenção do público, o enredo da solidão e separação ocasionada pelo vírus da pandemia covid-19.  A emoção dos atores pode ser observada nas imagens expostas no vídeo, o gosto do natal familiar emociona milhares de brasileiros que ficaram quase 2 anos sem contato intímo com seus familiares. 

REPRESENTACIONAL:

     Quanto a representação do significado desse texto " propaganda do Natal do grupo O Boticário". Temos duas compreensões: a compreensão literal envolve respostas unicamente baseadas no texto- imagem, enquanto que a compreensão inferencial exige que o leitor vá além do que “revela a superfície do texto” 

CONTEXTUAL:  

       O contextual é formado pela produção e recepção. Com relação à produção pertence ao grupo O Boticário, foi gravado no Brasil para estrear a campanha de natal de novembro- dezembro de 2021, quanto a recepção só é possível quando temos acesso ao vídeo exposto a cima e disponível no youtube. Percebemos que muitos telespectadores-clientes da marca se emocionaram com a propaganda que tanto retrata a pandemia. 


REFERÊNCIAS  

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

SILVA, Edna Cristina Muniz da. Gêneros na teoria sistêmico-funcional. DELTA, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 305-330, mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450297878862629695. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100305&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2022.

O BOTICÁRIO, Propaganda de Natal. nov. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CrOOLueQvxQ>. Acesso em: 04 nov.2022.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu